sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Ritmo no Coração

Compasso é uma forma de dividir quantizadamente em grupos os sons de uma composição musical, com base em pulsos e repousos. Os compassos podem ser classificados como simples e composto. Temos compasso binário, ternário, quaternário, complexos e aí vai.
O que costumamos ouvir nas rádios brasileiras são músicas com compasso binário, ternário ou quaternário. Daí podendo ser simples ou complexo.

Meu pequeno Rênio, agora, anda ouvindo rádio. Um pequeno radinho em formato de robô, bem pequeno mesmo.
Estava ele muito concentrado com os fones no ouvido, não resisti perguntei:
-Que cê tá ouvino?
-Mozart. Ele respondeu bem seguro.
Estranhei.
-Deixa eu ouvir também?
Ele me passou os fones e... Era uma música da Bia Bedran, chamada Pedalinho tocando na Rádio Cultura, alguma programação infantil. Daí eu disse:
-Tem certeza que é Mozart?
-Só o começo, panpan pan - panpan pan. Solfejou.
-Ritmo é igual o coração da gente. Completou.


Fiquei boqueaberta.
Gente a música começa mesmo com Pequena Serenata Noturna de Mozart, mas já com a letrinha da canção. E o compasso é...

5 comentários:

  1. Celinha, minha flor! Reninho e' mesmo um Show de menino!!! Futuro musico e dos bons... daqueles que deixam a sua marca para futuras geracoes... certeza absoluta! :o)
    Muitos beijos para os dois, minha querida!


    Eu Sei Que Vou Te Amar
    Viver Integral

    ResponderExcluir
  2. que bom achar vc aqui.e seu filho é claro!!!!

    ResponderExcluir
  3. Celinha,

    "Pedalinho" foi uma ótima escolha para fechar o MPC 2009: Marília e todos nós adoramos!

    Precisamos ouvir mais nossas crianças para sintonizar no "ritmo do coração".

    Parabéns pela maravilha de "Tia Célia" que você é para nossas crianças!

    Um beijo e tudo de bom em 2010,

    Marília, Samuel, Camila e Maxwell.

    ResponderExcluir
  4. Querida família do Samuel e Marília, voc~es são especiais. Parabéns pelo estímulo que oferecem as suas crianças. Beijos com carinho

    ResponderExcluir