sábado, 10 de outubro de 2009

MEMÓRIA AFETIVA

A música está ligada diretamete a nossa memória afetiva. Por exemplo, às vezes nos pegamos ouvindo uma música e exclamamos: Esta é minha música. Isto, porque nos lembramos de algum momento muito especial em que esta música fazia fundo, é a trilha sonora.
A música de quando conhecemos uma pessoa querida, ou de quando terminamos um relacionamento. Já imaginaram o mundo sem música.

Pois bem, as crianças percebem da mesma forma.

Outro dia peguei meu pequeno Rênio cantando o Créu. Meu Deus, fiquei desesperada, então perguntei:
- Meu amor, você gosta desta música...
- Gosto. Disse ele bem tranquilo.
- Mas por quê, ela é tão... estranha...
- Eu não acho. Eu ouvi lá na Nicolândia.

Viram, ele relacionou a música ao parque de diversões, um dos lugares que ele mais adora.
Portanto se conseguirmos sempre criar ambientes e momentos agradáveis como tomar banho, passear de carro, dançar em casa, brincar de jogos, desenhar, contar histórias, ou até mesmo conversar, sempre com boa música, eles terão boas referências e levarão isto para a vida.

Agora, temos interferências estranhas vindo de toda parte, principalmente TV e Rádio midiáticos, porém não se preocupem. O exemplo de casa vai ter destaque na vida dos pequenos.

4 comentários:

  1. Isso e' certo, minha linda!
    Tenho aqui em casa um bom exemplo: Carmencita... ela adora opera e as dusa preferidas sao Carmen (obviamente) e O Fantasma da Opera, ela e' simplesmente fascinada pelo fantasma tudo isso por que? porque ensinamos... ela tambem canta e escuta as maluquices de musicas negras americanas que Lucas gosta, mas de vez em quando ela mesma diz... "Isso e' horrivel!"... ela vai mais mesmo so pela toada da musica... :o)
    Bons exemplos vem de casa... bons habitos, assim como o bom aprendizado... nossas criancas podem ser absoutamente normais, viver em um mundo considerado absolutamente normal, mas, no entanto, ser isentos de tanto lixo fonografico a que estamos sendo submetidos nos ultimos anos...
    Para ti, minha linda, deixo meus beijos, flores e muitos sorrisos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Carmem querida. Beijos aos seus pequenos também.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você!
    Felizmente guardo boas recordações do projeto Arte do Concreto ao Digital, que você participou comigo no ano de 2007 na Escola Classe 01 do Guará, e em 2008 com o trabalho maravilhoso que desenvolveu no São Carlos.
    Infelizmente meus filhos não participaram de seu novo projeto no São Carlos este ano. Parabéns pela execução do mesmo, fiquei fascinada pelo produto final exposto na Feira de Artes e Ciências da escola! Parabéns!!!
    Beijos amiga!
    Cristiane Mendes Fernandes

    ResponderExcluir
  4. Valeu Cristiane, quando precisar é só chamar. Gosto do seu trabalho, você tem participação neste processo que me fez professora para crianças. Grande Beijo.

    ResponderExcluir